Protesto por Vacinação já para a Assistência Social (01-04-2021)
Na manhã desta quinta, trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social de Porto Alegre e representantes da População em Situação de Rua protestaram em frente à Prefeitura de Porto Alegre exigindo vacinação já para a categoria e para as pessoas em situação de rua.
Os serviços da Assistência Social são considerados, pelo poder público, essenciais desde o começo da Pandemia e apresentam, segunda as trabalhadoras, cada vez mais demanda devido o aumento da vulnerabilidade social na crise em que vivemos. O serviço nunca foi interrompido. No entanto, as trabalhadoras não estão nas listas prioritárias de vacinação. São trabalhadoras (3291 funcionárias da FASC, de empresas parceirizadas ou terceirzadas) que lidam diretamente com a população, a maioria em situação de vulnerabilidade, que está exposta ao vírus.
Á pauta se mostra como prioridade de luta devido o aumento da população em situação de rua e do agravamento dos casos de Coronavírus em Porto Alegre.
Uma comissão de cinco pessoas foi recebida na Prefeitura, entregou um manifesto, porém não teve maiores encaminhamentos. Segundo relato pós reunião, a Prefeitura disse que é responsabilidade do Estado a vacinação, mas que o Prefeito Sebastião Melo dará um novo retorno daqui uma semana.
No cântico de encerramento: “Te liga, Melo, pode esperar. Vacina o SUAS se não a gente vai parar”.
O ato contou com a presença das vereadoras Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL) e Daiana Santons (PCdoB)
A luta das trabalhadoras segue, por respeito e segurança! Confira o álbum: