Abaixo à Ditadura (31-03-2024)
Por
PorAlass Derivas31 de março, 2024293 min. de leitura

Abaixo à Ditadura (31-03-2024)

Não esqueceremos e não perdoamos! Na manhã deste domingo (31), aconteceu, em Porto Alegre, uma manifestação por memória, justiça e verdade, pedindo o fim dos 60 anos de impunidade que vivemos neste país referente aos golpistas e torturadores que executaram a Ditadura Civil-empresarial-militar de 1964 a 1985. O ato aconteceu em frente ao Monumento aos mortos e desaparecidos políticos da ditadura civil-militar, no começo da Avenida Ipiranga, junto ao rio Guaíba, e reuniu familiares de vítimas da Ditadura, militantes de movimentos sociais e pessoas comprometidas com Comissão da Verdade. Nas falas, além da memória presente, com poesia e histórias de quem lutou e morreu no período, o destaque para o descaso da gestão municipal com a manutenção do monumento: uma simbologia de como o Estado governa nossa memória de luta. Também a importante reflexão, trazida especialmente por Onir Araujo, da…

Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência em prol do Zaffari (07-12-23)
Por
PorAlass Derivas8 de dezembro, 2023753 min. de leitura

Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência em prol do Zaffari (07-12-23)

A Frente Quilombola, representantes do Quilombo Kédi e apoiadores se reuniram na Defensoria Pública do Estado do RS na manhã desta quinta (7), em Porto Alegre, e formalizaram uma denúncia junto à corregedoria do órgão. A ação pede a investigação de conduta de Defensor (a) Público (a) e de suposto uso das estruturas da Defensoria para negociações de venda de casas e transferência de posse de terrenos, o que beneficia o Grupo Zaffari (interessado na área e que está pagando pelas casas) e ataca diretamente a luta do Quilombo Kédi pelo reconhecimento e titulação. A denúncia está sendo analisada e uma sindicância pode ser aberta. Na manhã da segunda (13 de nov), uma empresa terceirizada contrata pelo Zaffari demoliu duas casas e meia no Quilombo. A ação se deu após assinatura do contrato de venda entre moradores e Zaffari dias…

Prefeitura de Porto Alegre e Zaffari promovem esbulho possessório contra Quilombo Kédi (13-11-2023)
Por
PorAlass Derivas13 de novembro, 2023683 min. de leitura

Prefeitura de Porto Alegre e Zaffari promovem esbulho possessório contra Quilombo Kédi (13-11-2023)

Começo da tarde de segunda (13). Quilombo Kédi, ao lado do Country Club de Porto Alegre. Na primeira foto, de terno, Nelson Morisco, da Procuradoria Geral da Prefeitura de Porto Alegre. É com ele que o agente do INCRA, Sebastião Henrique, negocia que as retroescavadeira parem de destruir casas no Quilombo. Impressionante, é o mesmo homem que operacionalizou a ação ilegal contra a Ocupação Jiboia há alguns dias atrás. Nelson aparentemente é um dos testas de ferro do Prefeito Sebastião Melo na operação de ataque a territórios em prol das mega construtoras – principais doadoras na campanha. Desta vez, o procurador agia em conluio com Country Club Empreendimentos Imobiliários LTDA, CFL incorporada, Companhia Zaffari. Empresas proprietárias das áreas vizinhas ao Quilombo ou com interesse declarado na remoção das famílias da Kédi. Nesta manhã, uma empresa terceirizada destruiu três casas de…

Pós Evo Morales, a boliviana Jobana Mayo retoma o ser Quechua vivendo em São Paulo
Por
PorAlass Derivas9 de novembro, 20231237 min. de leitura

Pós Evo Morales, a boliviana Jobana Mayo retoma o ser Quechua vivendo em São Paulo

Umas das múltiplas pessoas que passaram pela Aldeia Gãh Ré no Encontro de um ano de Retomada foi Jobana Moya Aramayo. Boliviana, de origem Quechua, vive desde 2007 em São Paulo, onde, entre diversas ações, militou no Comitê Brasileiro em solidariedade ao povo Boliviano, que se mobilizou no Brasil contra o Golpe a Evo Morales em 2019. Jobana é fundadora da Equipe de Base Warmis, uma organização de mulheres imigrantes de diversos países vinculada ao Movimento Humanista Internacional. A ativista boliviana veio a Porto Alegre para uma visita rápida, dois dias, em que concedeu entrevistas, visitou a Retomada e participou, sábado passado (4), do Encontro “Charlas com autoras – Luta contra o autoritarismo ontem e hoje”, promovido pela editora Coragem. Este evento e a visita de Jobana faziam parte do lançamento na cidade do livro “O golpe de 2019 na…

“Sem território não há independência” – 2 de julho na Bahia com Teia dos Povos
Por
PorAlass Derivas2 de julho, 20231173 min. de leitura

“Sem território não há independência” – 2 de julho na Bahia com Teia dos Povos

2 de julho na Bahia. Dia em que muitas pessoas foram às ruas do estado em alusão aos 200 anos em que a coroa portuguesa foi expulsa. O dia da Independência do Brasil na Bahia. Mas que independência foi essa afinal? O que mudou para os povos indígenas, para o povo negro, para as mulheres negras? Povos que foram os reais heróis da vitória, como a guerreira pescadora Maria Felipa. Heroínas ainda excluídas da narrativa dominante na maioria das escolas. Segue a branquitude exaltando feitos mentirosos, nos livros, em estátuas, em cima do sangue de muitos. As famílias financiadoras da guerra pela Independência, há 200 anos atrás, interessadas em se livrar dos impostos da coroa portuguesa, são as mesmas famílias hoje que sustentam o coronealismo político no Senado, no Congresso, na Faria Lima (mercado financeiro). Nada ou muito pouco mudou.…