1° encontro da Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul (região metropolitana de Porto Alegre) (19-12-2021)

1° encontro da Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul (região metropolitana de Porto Alegre) (19-12-2021)

Aí alguns registros do primeiro encontro presencial da região metropolitana de Porto Alegre da Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul.

O encontro aconteceu na tarde do domingo (19), na retomada guarani no Mato do Júlio, em Cachoeirinha-RS e contou com a presença do Cacique Luis, Karai Alexandre e suas famílias,com a Kujà Iracema Kaingang, com apoiadores da retomada em Cachoeirinha e com integrantes da Teia dos Povos, o que inclui o Deriva Jornalismo. A ocasião serviu para apresentar a Teia dos Povos para os guaranis, pensar passos práticos de apoio à retomada e articular os próximos movimentos da Teia.

A Teia dos Povos (@teiadospovos) é uma articulação de territórios em luta (comunidades, quilombos, assentamentos, ocupações, territórios indígenas, povos e organizações políticas), que, em conjunto, buscam a construção de uma aliança Preta, Indígena e Popular. Conta também com os Elos da Teia, que são parcerias, apoios que ajudam na articulação, conexão e comunicação entre esses territórios. Desatrelada das disputas eleitorais, com o projeto de Terra e Território pela via da autonomia, a Teia dos Povos busca enfrentar o sistema racista, patriarcal e colonial que vivemos através do fortalecimento dos territórios e da construção real da soberania alimentar. Com a articulação, se pretende trocar experiência e se desenvolver no apoio direto aos territórios, seja na solidariedade, na troca de sementes, apoio com mutirões, no apoio técnico-jurídico, na autodefesa.

Surgiu na Bahia em 2012, na I Jornada de Agroecologia da Bahia, e nos últimos dois anos se expandiu para o Rio Grande do Sul, onde articula os territórios:
Retomada Guarani Kuagy Porã (Maquiné), Retomada Xokleng Konglui (São Francisco de Paula), Retomada Kaingang Konhun Mág (Canela), Assentamento Carlos Marighella, onde está o grupo de Agroecologia Guandu (Santa Maria), Rancho Sem Nome (Rolante), Território Junana (Maquiné), Território Okupado dos Mil Povos (Porto Alegre), Mutirão – Grupo de trabalhadores da terra (Erechim), Retomada kaingang Kandóia (Faxinalzinho), Aldeia Kaingang Van Ká (Porto Alegre).

No final de janeiro, acontecerá a VI Jornada de Agrocologia na Bahia, que pretende reunir em torno de 1500 pessoas em seis dias de discussão política e mutirões.

Para março, está sendo construída a I Jornada de Agroecologia do Rio Grande do Sul, com mais informações a serem divulgadas em breve. Como preparação, duas pré-jornadas. Um mutirão no começo de março na Retomada Kaingang Konhun Mág (Canela). E também, alinhado no encontro deste domingo, um final de semana de apoio direto à Retomada Guarani de Cachoeirinha, com um mutirão de construção da opy (casa de reza) e a elaboração de um pré-laudo antropológico da terra indígena. Para viabilizar estas duas tarefas, em breve será lançado um financiamento coletivo.

Acompanhe as atualizações e informações sobre esses eventos nas redes sociais da Teia dos Povos.
Conheça essa experiência de articulação política.
https://teiadospovos.org/sobre/

Viva os povos, comunidades e territórios em luta em busca da sua soberania e autonomia.

Alass Derivas | @derivajornalismo
20 de dezembro de 2021
21h40min
Porto Alegre

Seu apoio é fundamental para eu seguir fazendo esse trabalho autônomo de registro.
Além do tempo investido (fotografia, edição, divulgação), é preciso bancar a manutenção dos equipamentos e também viabilizar alimentação, traslado.

Por isso, se tiver condições, considere contribuir com o que puder. Faz toda a diferença cinco reais por mês.
Comente que te envio a Chave P I X ou assine o financiamento contínuo:
https://www.catarse.me/derivajornalismo

Entre no canal do Deriva no Telegram. Receba direto os conteúdos, para além dos algoritmos. Só clicar no link na bio.
https://t.me/derivajornalismoefotoTeia dos Povos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *