Demarcação da Retomada Gãh Ré, no Morro Santana, em Porto Alegre, avança (11-04-2023)

Demarcação da Retomada Gãh Ré, no Morro Santana, em Porto Alegre, avança (11-04-2023)

Na semana que passou, três agentes da FUNAI, dois vindo de Brasília, da Coordenação-Geral de Identificação e Delimitação (CGID) e um vindo de Passo Fundo, da Coordenação Regional, estiveram visitando o território.

Durante três dias, fizeram, junto da cacica Gah Té e seu filho Karindé, expedições por trilhas do Morro Santana na intenção de levantar dados e qualificar a reivindicação pela demarcação. Este é um passo prévio à criação do Grupo de Trabalho que tratará de fato dos estudos para demarcação.

Aí estão registros de quinta e sábado. Caminhadas emocionantes pela Mata Atlântica linda que resta em Porto Alegre. Momentos de lembrar vivências de décadas atrás, passarmos por locais onde Gah Té enterrou umbigos de suas filhas, de vermos árvores com quase 30 anos, plantadas no nascimento de seus filhos. De identificar cipós, medicinas, plantas de uso tradicionais do povo Kaingang. De relembrar brincadeiras, locais em que bebiam água, se banhavam. Hoje são córregos, olhos d’água minguando, quase sumindo. Assim como sumiram os veados. Lamento coletivo.

Segundo um dos agentes da FUNAI, após escutar os relatos e ver os efeitos da especulação imobiliária, do motocross, da plantação de pinus, o tempo corre contra a preservação do Morro Santana. É preciso que o território seja demarcado logo.

A visita dos agentes é um passo inicial do processo de demarcação. A ocupação da FUNAI foi fundamental para que a instituição se mexesse.

Por isso a mobilização e pressão seguem sendo muito importantes.
Ainda existem várias etapas até a terra ser burocraticamente garantida e as indígenas terem direitos sobre. Em cada etapa alguém, o sistema pode travar o processo. Além da família Maisonnave ser poderosa e a justiça jogar a favor da burguesia.

No entanto, é preciso celebrar! A ação direta das mulheres Kaingang de retomar o Morro, ocupar a FUNAI, lutar cotidianamente pode garantir que o Morro Santana seja preservado, suas nascentes recuperadas, sua fauna se mantenha viva.

Viva, Gãh Ré!

📸🗒 Alass Derivas | @derivajornalismo
11 de abril de 2023
Porto Alegre

Esses registros só são possíveis graças às permissões de Gah Té e dos encantados. E também do apoio direto de diversas pessoa ao trabalho do Deriva Jornalismo. Faça parte.
http://apoia.se/derivajornalismo

Entre no canal do Telegram e receba conteúdos diretamente:
http://t.me/derivajornalismoefoto

Compartilhe do Instagram:
https://www.instagram.com/p/Cq6MohNu8y2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *