Retomada Gãh Ré completa três meses (18-01-2023) – POA

Retomada Gãh Ré completa três meses (18-01-2023) – POA

18 de janeiro. Três meses da noite da volta ao território ancestral Kaingang – que é o Morro Santana, em Porto Alegre (RS).

Nesta quarta, três meses de Retomada Multiétnica Gãh Ré.

O milho que já cria sabugo, pé maior que Gah Té. Semeado dez dias depois da entrada no território. Junto com o feijão que já deu duas paneladas. Com a moranga. Com o tomatinho que vem. Fora as ervas, as goiabeiras, as araucárias e erva-mate plantadas neste local.

Quarta tranquila na retomada, de roçagem para criação de um campo de futebol, de almoço de festejo.

Incluindo a visita de José Vergueiro, liderança Kaingang que já foi cacique da Por Fi Gá em São Leopoldo e é pai de Prē Kaingang, uma das lideranças de Gãh Ré.

“Faz muito tempo que falamos até que chegou este momento. De nos mobilizarmos para fazermos essa retomada do Morro Santana, que é da comunidade indígena Kaingang. A luta do povo Kaingang nunca vai parar. É muito importante os mais velhos fazerem este movimento para que fique de herança para os que estão vindo, as crianças, os netos, nossos filhos. Se nós não lutarmos, o que vamos deixar de herança para eles? Estamos reivindicando o que é nosso. O povo branco que invadiu nosso território. Lutamos pelo nosso direito. Muitos ocupam para fazer dinheiro. Fazemos uma retomada não para negociar. Nós retomamos para conseguir a demarcação do nosso território. A terra é nossa mãe”, comenta José sobre os três meses de luta das parentes.

No começo da tarde, a aldeia recebeu a visita de agentes do Programa de Proteção aos defensores de direitos humanos, que apresentaram o programa à Gah Té e colheram depoimentos sobre as ameaças que a cacica recebeu nos últimos tempos.

——

Seguem as articulações para que Gah Té e suas conselheiras sejam recebidas pela Ministra Sônia Guajajara e, assim, o executivo intervenha a favor da demarcação deste território. Pressionemos para que estas demandas sejam atendidas.

——

Nestes três meses, a retomada necessita de doação de alimentos e de tábuas, compensados, para construção de barracos.

Vida longa à Retomada Gãh Ré!
Vida longa a quem cuida da terra!

📸🗒 Alass Derivas | @derivajornalismo
17h05min

18 de janeiro de 2023

Porto Alegre – RS

Apoia o Deriva Jornalismo. Peça o pix ou assine:
http://apoia.se/derivajornalismo

Compartilhe do Instagram:
https://www.instagram.com/p/Cnkcck0utbp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *