Registros do ato de solidariedade à bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, no horário de almoço desta sexta (10), na Esquina Democrática. As vereadoras Bruna Rodrigues, Laura Sito, Matheus Gomes, Daiana Santos e Karen Santos receberam uma ameaça de morte por um e-mail anônimo esta semana. As últimas duas, citadas nominalmente.Karen, que recebeu a ameaça, reconhece, no seu discurso, que, dentro dessa “democracia” que vivemos o jogo é esse mesmo: quem se coloca fora das mesas de negociações de direitos está no alvo.
A vereadora destacou que é preciso combatermos as ameaças aos corpos negros sem esperar que isso seja feito pelo Estado, que é parte da opressão nessa sociedade racista e classista que vivemos. Ainda disse que o racismo, mais do que simbólico, é um projeto econômico. Que sucateia a educação, a saúde, que dedica os subempregos ao povo negro. Projeto de extermínio que aniquila mais do que ameaças. O ato contou com a intervenção potente dos @poetasvivxs, linhas de rebeldia.
Toda solidariedade às componentes da Bancada Negra.
E a todos os corpos ameaçados nesse sistema violento e assassino que vivemos.
@karensantospoa @matheuspggomes @daianasantospoa @laura.sito @bruna.rodrigues65
e Alass Derivas | Deriva Jornalismo
10 de dezembro de 2021
Porto Alegre
——————————————————————————————————
Registros como este só são possíveis com o seu apoio, pois é um trabalho autônomo.Além do tempo investido (fotografia, edição, divulgação), é preciso bancar a manutenção dos equipamentos e também viabilizar alimentação, traslado.Por isso, se tiver condições, considere contribuir com o que puder.
Comente que te envio a Chave P I X ou assine o financiamento contínuo: https://www.catarse.me/derivajornalismo