4º aniversário da Teko Jeapo – Escola autônoma da Tekoa Kaguay Porã (8 a 10-07-2022)

4º aniversário da Teko Jeapo – Escola autônoma da Tekoa Kaguay Porã (8 a 10-07-2022)

Já são 4 anos da Teko Jeapó, a escola autônoma da Tekoá Ka’aguy Porã, uma das aldeias guaranis do município de Máquiné (RS). Aldeia que se constrói desde janeiro de 2017 a partir da retomada da área da extinta fundação estadual Fepagro.

Durante quatro dias, de 7 a 10, mutirão de celebração, bioconstrução, reforma do reboco da escola e plantio na horta. Convívio. Para o professor da Teko Jeapó, Romário Vhera Xunu, é um festejo distinto de como o juruá (branco) faz: “Celebramos, mas com atividades na intenção de fortalecimento da cultura. Principalmente para os jovens verem que nossa cultura tem muito riqueza. Não precisamos de dinheiro para alimentar essa cultura”.

Recentemente a Teko Jeapó foi municipalizada. Segundo o cacique André Benites, essa é uma estratégia, mas a escola segue sendo autônoma. “Toda essa construção tem tudo a ver com a retomada da nossa cultura, nossa caminhada, nosso pensamento. Chamamos como o juruá chama, escola, mas para nós é outra realidade. É um espaço de felicidade, de alegria, de brincar, de encontro. Por isso para nós tem muito valor. Não é um patrimônio, é outro entendimento. A nossa escola é da nação guarani, não é do Cacique ou aqui da aldeia”.

Na quinta, alunes de escola guarani de Torres visitaram a Teko Jeapó. Na sexta, alunes de uma escola de Maquiné.
Parentes guarani mbya de diversas regiões (Osório, Campo Bonito em Torres, Som dos Pássaros e outras) foram até a Aldeia prestigiar a vivência.

Viva as retomadas e a autonomia dos povos. Viva a cultura mbya guarani.

Veja a galeria de fotos abaixo.

Alass Derivas | @derivajornalismo
22h20min
12 de julho de 2022
Porto Alegre

Estou viajando por estes territórios de forma autônoma, bancando por outros corres de trabalho e pelo apoio de pessoas que acreditam no meu caminho. Se tiver condições, dê um apoio financeiro. Assine o financiamento contínuo ou deem um alô pedindo o p i x.
http://apoia.se/derivajornalismo

Entre no canal do Deriva no Telegram. Receba direto os conteúdos, para além dos algoritmos. Só clicar no link na bio.
https://t.me/derivajornalismoefoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *