A madrugada em apoio à Lanceiros Negros

A madrugada em apoio à Lanceiros Negros

Pelas 21h do dia 24, uma postagem da Lanceiros Negros alerta que a reintegração de posse está marcada para o amanhecer do dia seguinte. Convoca a mobilização de todos para uma vigília. Minutos depois de ler, abre um chat, com mais de 45 pessoas, em que esta informação é difundida e começa os combinados para chegar junto. A intenção é se encontrar, ir até a Lanceiros antes da meia-noite, quando a Polícia Militar, com um mandato, fecharia as ruas do entorno. Não deu tempo, a Polícia ilegalmente descumpriu o documento e obstruiu o trânsito já às 22h30. Algumas pessoas tentaram chegar até o SindiBancários usando a senha da “festa do grupo de dança”, mas muitos não conseguiram ou preferiram ficar na rua. Acompanhe uma visão do que foi a madrugada de vigília na esquina da Andradas com a General Câmara.

0h

Na Andrades Neves e na esquina da General Câmara com a Riachuelo só haviam policiais. O ponto de vigília era mesmo na Andradas com a General Câmara, a rua da Ladeira. Perto da meia noite, 40 pessoas estavam por lá. Apesar do frio, pelas mobilizações e compartilhamentos, esperava que mais gente fosse chegando. Chegaram. No entanto, ao olhar a situação da vigília, a postura da polícia, algumas pessoas decidiram ir para casa e voltar perto das 5h.

2h30min

Alguns que ficaram e que conversei entendiam que a reintegração só aconteceria, legalmente, às 6 da manhã. Mas, como a polícia já havia descumprido o mandato e trancado as ruas uma hora e meia antes do previsto, não se podia esperar com segurança o cumprimento da lei. Decidiram ficar. Afinal, se invadissem a Lanceiros na madrugada, reclamar para quem depois?

3h50min

Uns dormiram, outros seguiram no violão. Tiveram a grande ideia de uma fogueira, que prontamente foi proibida pelos policiais, com ameaça de dispersão da galera caso o fogo fosse aceso. Alegaram que trancaria a via — como se eles não estivessem fazendo isso em três ruas do centro —, mas depois matutando entendi que também seria um fortalecedor dos que enfrentavam o frio da madrugada. Queriam nos ver minguar.

Fixada na fachada do Monteiro Lobato, onde a galera se resguardava do sereno, uma camera do Centro Integrado de Comando da Cidade da Prefeitura de Porto Alegre, instalado na Copa do Mundo. O sistema de monitoramento por vídeo é uma ferramenta de controle do governo municipal. Naquela madrugada sabíamos que estávamos sendo vigiados de perto.

O frio batia forte, muita gente se jogando pelos cantos. Para comer ou beber algo, as únicas opções no centro eram o Tropical no começo da Salgado Filho, o terminal Parobé ou a fruteirinha perto da Casa de Cultura. Os movimentos se limitavam a quando alguém da Lanceiros pegava o microfone e agradecia a vigília, cantava algo, da janela do último andar do prédio. Mas o que mais animou a madruga foi a chegada dos secundaristas.

4h40min, 5h20min e 5h29min

Estes horários são os que a movimentação policial alertou a galera. Não sabíamos o que passaria. A suspeita é que, perto do amenhecer, nos dispersariam de onde estávamos para aumentar o perímetro do cerco. Afinal, do ponto da vigília se poderia ver qualquer atrocidade que se fizesse na frente da Lanceiros Negros. Por isso, cada movimentação da polícia dava uma certa tensão.

Soldado que escoltou o primeiro oficial a chegar. Desceram de uma viatura normal de patrulhamento. O oficial seguiu, recebendo continência do BOE, que fazia a vigília da vigília, e entrou na Andrade Neves. O soldado aí ficou, com sua metralhadora.
Aqui outro oficial chega da 7 de setembro. Mais tensão pela quantidade de veículos. Antes de passar pela galera, o policial, como mostra o vídeo, vestiu a toca e se afundou no anonimato.
Alguns minutinhos depois chegou a Rocam com muitas motos. Algo estava sendo armado. As motos serviriam de barreira um pouco abaixo do bar Tuim.

5h50min

Eu estava nervoso, com medo da dispersão. Me tranquilizei quando a mídia começou a chegar. Primeiro dois fotógrafos, o Guilherme Santos do Sul 21 e outro que não sei quem é. Logo depois a Mídia Ninja. Assim foi com os apoiadores e com os advogados. Neste momento, defensores públicos e advogados já negociavam com os policiais. O centro começava a se movimentar.

5h52min

6h29min

Chega o câmera da RBS, bem recepcionado pela galera.

6h30min

Neste momento, a notícia que a reintegração de posse poderia ser revertida circulava. O frio aumentou à medida que o dia chegava. A cantoria se fortalecia.

6h34min

Pouco depois das 6h30, advogados e representantes da Defensoria Pública obtiveram a liminar que suspendia a reintegração. Aí a comemoração, com o pedido solicito de retirada da PM e com direito a foguete.

6h36

Aqui o anúncio de que a reintegração foi suspensa.

7h

Agora o clima já era de festa, somente esperando o recuo da Polícia Militar. Vitória resguardada pelo judiciário, mas sem desconfiar até o último segundo com a presença da Polícia.

7h19min

Apoiadores rompem o cerco na esquina com a Riachuelo. Vendo os que desciam comemorar, a gana era de passar por cima das motos da Rocam para se juntar à festa.

7h22min

Mas aconteceu da melhor maneira, com a polícia recuando entre a galera, que cantava “recua polícia recua, é o poder popular que tá na rua” e “não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar”. Assista o vídeo do momento do recuo e da comemoração em frente à Lanceiros.

7h27min

As barricadas internas da ocupa foram removidas e os de fora se juntaram aos moradores, que resistiram de dentro. Lindo!

Os moradores e apoiadores da Lanceiros Negros venceram esta batalha. Mas não terminou! A luta só termina quando o direito à casa das famílias que vivem no prédio estiver assegurado. Seguimos!

Se você quer se interar de como anda o processo jurídico, com mais informações e fotos da noite, leia o Sul21 e o Jornal Já.

Se você quer mais olhares em vídeo do que passou, assista o Coletivo Catarse e o Anú — Laboratório de Jornalismo Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *