O Grito dos Despejados pede que o Demhab pague o aluguel

O Grito dos Despejados pede que o Demhab pague o aluguel

Na manhã desta quarta foi a vez do povo em situação de rua protestar em Porto Alegre.

A reivindicação da vez é a moradia. A Prefeitura de Porto Alegre criou o Pop Rua, que tem a proposta de pagar aluguel social para quem vive na rua ou em albergue. Mas acontece que a própria Prefeitura, através do DEMHAB, não está cumprindo com o pagamento e muita gente está sendo despejada. O Mnpr/rs — Movimento Nacional da População de Rua — Rio Grande do Sul não aceitou e foi para rua. Depois de uma caminhada do Largo Zumbi até a Prefeitura de Porto Alegre, os moradores de rua e apoiadores não arredaram pé até terem a garantia de uma reunião com o prefeito ou com o vice. Venceram a primeira batalha! Reunião marcada para hoje ainda, às 14h, com o Sebastião Melo. Segundo Veridiana Farias, educadora social e parte da comissão que vai entrar para conversar com o vice-prefeito, a pauta é a moradia permanente. “O aluguel social não é solução para nada. Que ele seja uma transição para a moradia permanente”. Outro ponto de reivindicação da comissão é garantia de uma agenda permamente de discussão sobre moradia.

Veridiana também lembrou que a luta da galera da rua está sintonizada com a das ocupações urbanas — ela citou a Ocupação PandorgaOcupação Lanceiros Negros MLB — RS e a Ocupação Saraí. “Vamos falar também sobre todos os prédios desocupados que tem nessa cidade e que não servem de moradia como está na constituição que deveriam servir. Eles deixam dez anos abandonados e quando o pessoal ocupa para morar eles colocam polícia para bater em família, idosos, crianças para desocupar. Aí lembram dos prédios. Se não fica lá, com os ratos e as pombas morando”.

Se as pautas não forem atendidas, o povo da rua promete um próximo ato maior. Atenção para os encaminhamentos da reunião de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *