Assista ao documentário “Memórias de um Mestre Griô”

Assista ao documentário “Memórias de um Mestre Griô”

Nos últimos tempos tive a honra de trabalhar escutando as memórias do mestre de Capoeira Angola Kunta Kintê e produzir um documentário sobre.

O resultado estreou no final de semana, domingo e já está disponível no Youtube. Para quem quer conhecer mais da capoeira e para quem se interessar pelo educar, o amor, a resistência, a cultura ancestral.

“Memórias de um Mestre Griô” traz em pouco mais de 1h30min relatos da vida de Júlio Marques de Souza, mais conhecido como Kunta Kintê, mestre da Escola de Capoeira Raízes do Sul. O documentário conta sobre o processo do Mestre Kunta ir morar em Torres, junto com a sua companheira Mestra Morena. Expõe o trabalho do Mestre há mais de três décadas na cidade litorânea.

O filme também traz recordações do Mestre de outros tempos, através da transmissão oral e da exposição de fotos, vídeos: sua infância em Encruzilhada do Sul; seus primeiros contatos com a Capoeira; o período em que fez parte do grupo Filhos de Oxóssi; relatos do trabalho do mestre na Academia Kyokushin em Porto Alegre e nas comunidades por onde passou. Fala também da transição do mestre da capoeira de rua para Capoeira Angola; dos estudos e trocas com outros mestres a fim de aprofundar e perpetuar a Capoeira Angola.

O vídeo é indicado para quem se interessa pelos fundamentos da Capoeira Angola, se interessa em escutar os grandes mestres e mestras. Além dos depoimentos do Mestre Kunta, imagens de arquivo trazem preciosidades dessa arte de resistência. Mas o documentário também serve a quem deseja conhecer sobre uma existência potente de resistência, um educador de uma arte ancestral, um mais velho que ensina muito com o silêncio.

“Se a raiz e forte ninguém pode derrubar “

A realização do filme é da Escola de Capoeira Angola Raízes do Sul e do Centro Cultural Ecos de Angola. Produção de CM Jean Sarará e Treinel Sandro. Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc do município de Torres.

O Deriva – Jornalismo e Fotodocumentarismo foi responsável pela fotografia, captação de imagens, roteiro e edição. Esta parte específica do trabalho foi feita de forma voluntária, em reconhecimento à trajetória do Mestre Kunta Kintê e em humilde contribuição à Capoeira Angola. Se você quiser contribuir com meu trabalho, pode mandar um PIX ou assinar o o apoio por aqui: https://www.catarse.me/derivajornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *