Palestina Livre já (15-05-2021)

Palestina Livre já (15-05-2021)

Nos últimos dias, o Estado de Israel tem promovido uma grande ofensiva para cima dos palestinos da Faixa de Gaza, especialmente dos bairros de Sheikh Jarrah e Silwan. Só esta semana são mais de cem mortos, sendo mais de 30 crianças. 10 mil desabrigados e o bombardeio não cessa.

Os ataques desta última semana são mais um episódio do processo de opressão de Israel para cima dos Palestinos. São 70 anos de roubou de território, limpeza étnica, apartheid e genocídio.

Quando o Hamas responde com mísseis ou os palestinos revidam com pedras, a mídia corporativa do mundo dá enfase para os danos desta resposta, mas esconde o estrago nada proporcional promovido previamente e historicamente pelo Estado de Israel, terceira potência armamentista do mundo.

Na tarde deste domingo (15), um ato de solidariedade aconteceu em Porto Alegre puxado pela Sanaud, juventude palestina. Dezenas de pessoas se reuniram no Arco do Parque da Redenção para dizer basta ao genocídio promovido por Israel. Para lembrar que as armas usadas nos palestinos são testadas neste povo, mas depois exportadas pelo Estado de Israel ao mundo para a opressão de outros povos. Inclusive ao governo do Brasil. Um ato para lembrar que a mentalidade colonialista dos israelenses está bem perto. No mesmo momento, em um ato de apoio a Bolsonaro no Parcão tremulavam bandeiras de Israel.

Por isso que apoiar a resistência palestina é uma luta anticolonial, uma ampla luta contra a opressão imperialista e pela soberania dos povos.

Leia o texto do panfleto distribuído pela Sanaud no ato:

O que está acontecendo na Palestina?

Diversas famílias palestinas nas vizinhanças de Sheikh Jarrah e Silwan, em Jerusalém, estão enfrentando a ameaça de deslocamento forçado.

Alvos da brutalidade das Forças de Ocupação, essas famílias são refugiadas, vítimas da limpeza étnica israelense durante as expulsões em massa do Nakba (catástrofe), em 1948.

Houve um aumento da presença de colonos e da polícia israelense no bairro nos últimos dias, com colonos e soldados assediando e intimidando famílias, tocando música alta, provocando-os e jogando lixo em suas casas. 

Mas a violência contra os palestinos não acontece só em Sheikh Jarrah. Diversos extremistas israelenses invadiram a Mesquita Sagrada Al Aqsa em Jerusalém, sob os gritos de “morte aos árabes”, sempre com apoio e proteção das Forças de Ocupação de Israel. 

Após esse ataque à Mesquita, palestinos de todo o território ocupado se manifestaram em apoio à Sheikh Jarrah e à Jerusalém. 

Desde então, a situação se agravou. Multidões de colonos israelenses estão se juntando para agredir palestinos, somando diversos casos de linchamentos. Além disso, Israel terceira potência militar do mundo, está bombardeando incessantemente a Faixa de Gaza, priorizando o ataque em áreas residenciais. 

A presença palestina está sendo apagada de Jerusalém diante de nossos olhos. A população de Gaza está sofrendo um massacre sem precedentes. 

O mundo não pode permitir que a catástrofe palestina continue acontecendo. 

A ocupação Ilegal israelense precisa acabar!

Palestina Livre já!

Para mais informações, acesse o perfil @juventude_sanaud no Instagram. 

Veja o álbum completo de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *