Durante mais de quatro horas, das 13h às 17h, centenas de indígenas do povo Pataxó hã-hã-hãe trancaram a BR-101, no trevo de entrada do município de Camacã, sul da Bahia.
A ação foi um dos inúmeros protestos que aconteceram pelo Brasil nesta quarta contra o Marco Temporal. A tese jurídica racista, um grande ataque aos povos originários, aos seus territórios, teve seu julgamento retomado na tarde de hoje no Supremo Tribunal Federal.
A manifestação acabou após a notícia de que o julgamento novamente foi adiado devido ao pedido de vistas do Ministro André Mendonça. Antes dele, Alexandre de Moraes votou contra o Marco Temporal. Até o momento, são dois votos contra a tese, um a favor, de Kassio Nunes. Enquanto a discussão se alonga no judiciário, a Câmara dos Deputados aprovou semana passada a PL 490, que considera o Marco Temporal. O Projeto de Lei será agora votado no Senado (PL 2903).
A mobilização dos povos seguirá contra estes projetos genocidas. Seja no trancamento de BR, seja retomando terra de quem ataca os povos.
Alass Derivas | @derivajornalismo 17h40min Camacã – Bahia
Compartilhe do Instagram: https://www.instagram.com/p/CtM-4VFOAHH/
Seja um apoiador do Deriva Jornalismo e financie cobertura como esta (equipamento, deslocamento e uma digna remuneração): http://apoia.se/derivajornalismo ou pix alassderivas@gmail.com