Porto Alegre: Ato antifascista (01-08-2021)

Porto Alegre: Ato antifascista (01-08-2021)

Na tarde de domingo, cerca de 30 antifascistas se colocaram contra a manifestação de Bolsonaristas pelo Voto Impresso na esquina da Avenida Goethe com a Mariante, bairro Moinhos de Vento, ponto de encontro das manifestações conservadoras e fascistas. Com uma faixa dizendo “Fora Bolsonaro, 64 Nunca Mais”, os manifestantes soltaram foguetes, sinalizadores e gritaram que fascistas não passarão.

O clima esquentou, com ameaças de ambos os lados e alguns enfrentamentos diretos. A confusão se generalizou quando, como mostra o vídeo abaixo, um Policial Militar tentou roubar a faixa dos antifascistas enquanto colegas tocavam gás de pimenta nos olhos dos manifestantes. Não levou a faixa. Mas os policiais possibilitaram que os Bolsonaristas viessem para cima dos antifascistas ao invés de dispersar a manifestação. Como sempre, a Brigada Militar agindo de forma desproporcional para um dos lados, virando seus olhos, seus cassetetes e sprays somente para o lado antifascistas. 


Se não bastasse, ainda em grupo, a caminho de se dispersar, os e as antifascistas foram perseguidos por cerca de 20 policiais da ROCAM e abordados, como se fossem criminosos. Como sempre, a Brigada Militar tratando como bandido quem se manifesta contra essa corja golpista, que, como aparece no primeiro vídeo, porta até arma branca em manifestação e nada é feito. Quantos ali estavam armados? 

Nenhum antifascista ferido nem detido e a mensagem foi dada. Não é por uma questão eleitoral, pela defesa do voto, mas uma ação direta contra a base de apoio bolsonarista – parte dela neofascista, como já está evidenciado em diversas declarações, manifestações e reportagens -, que quer romper com o pouco que ainda temos de tecido social. 

 Ainda: que ninguém com interesses eleitorais ou pessoas se aproprie da luta de quem coloca seu corpo, sua integridade em risco nessas ações. Chega de lógicas apropriadoras, colonialistas da mesma forma na sua essência. Mais respeito entre nós e presença nas ruas. Se aprova a ação antifascista, não se promova em cima dela. Se organize e pratique.    

Viva a resistência antifascista!  O fascismo se combate nas ruas. E as ruas são nossas! 

—————————————————————

Registros como este só são possíveis com o seu apoio.
Além do tempo investido no trabalho (fotografia, edição, divulgação), é preciso bancar a manutenção dos equipamentos e também uma vida digna ao profissional.
Considere contribuir com cinco, dez reais, com o que puder.
Comente que te envio a Chave PIX ou assine o financiamento contínuo:
https://www.catarse.me/derivajornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *