#3j em Porto Alegre – Terceiro ato nacional Fora Bolsonaro (03-07-2021)

#3j em Porto Alegre – Terceiro ato nacional Fora Bolsonaro (03-07-2021)

Faz dois dias que estou tentando vomitar, lapidar, escrever um texto para acompanhar o álbum completo de fotos do protesto de #3Julho pelo Fora Bolsonaro, Fora genocidas, em Porto Alegre. Não está fácil. Às vezes penso que, devido à quantidade de acontecimentos políticos relacionados aos atos, confusos, o melhor é silenciar. Às vezes penso que é sim necessário registrar sincronicidades, repetições, situações.

Com concentração novamente no Largo Glênio Peres, dezenas de milhares de pessoas (o caminhão de som e os jornais divulgaram 70 mil) caminharam do Mercado Público até o Largo Zumbi dos Palmares (Epatur), passando através da Avenida Mauá pela Orla do Guaíba, em uma ensolarada tarde de sol em Porto Alegre. Praticamente o mesmo trajeto dos dois atos anteriores. Falas no caminhão de som, climas variantes nos grupos caminhantes, mas nenhum momento de mais tensão, com a polícia ou entre manifestantes. O mais tenso eram os cartazes de familiares homenageando seus parentes mortos. 


Sempre busco acompanhar o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras ambulantes durante os atos. Neste, me ative um pouco mais, na intenção de registrar os produtos vendidos. Observar um pouco esse fluxo. No final do ato, fui conversar. 

  • Como vocês conseguem pensar o produto e colocar na rua tão rápido? 
  • Temos uma agenda. Já sabemos quais são os próximos atos, dia 13, dia vinte e poucos tem outro. E do Bolsonaro tem dia 08 em Caxias, dia 10 a motociata aqui em Porto Alegre. 
  • E aí, alguém pensa os produtos e produz para vocês venderem? 
  • Fabrica aqui mesmo em Porto Alegre. E são sempre os mesmos produtos. Os contra o Bolsonaro, camiseta Ele Não, bandeira do PT, faixinha Fora Genocida e bandeira LGBT. Dos a favor de Bolsonaro, bandeira do Brasil, faixinha na cabeça. 
  • E tem vendido bem? 
  • Já teve ato menor que esse que vendeu mais. 
  • O que mais vendeu?
  • A bandeira dos gays. 

É notável a quantidade de bandeiras com as cores do arco iris por todo o ato mesmo. Muitas aparecem nas fotos, compradas naquele e muitas provavelmente não. Fatos não atrelados diretamente, mas: isso ocorre na mesma semana que o governo do RS, Eduardo Leite (PSDB), se declara homossexual em rede nacional, na TV Globo. 

O que quer dizer camelôs vendendo a bandeira do PT, a bandeira LGBT, até um Fora Genocida?

O quanto nossas posturas políticas permitem que símbolos, mais ainda, que nossas lutam sejam rapidamente apropriados pela lógica do consumo? 

Em mais uma ação dos “Artistas na Rua”, a morte paira entre a gente, com sua foice que pega quem se descuida. Atrás, o cortejo carrega as cruzes de quem já foi. Cortejo fúnebre simbolizando o luto coletivo que nos permeará por anos, infelizmente.

No mais, caminhamos, nos olhamos, nos reconhecemos, nos fortalecemos por de trás das máscaras. 

Mas o que avança a cada ato? 

O que realmente, este modelo, caminhada pelo centro aos sábado à tarde, com caminhão de som, multiplicidade de composições, de fato pressiona Bolsonaro e seus apoiadores?
Ou o que acumula socialmente? 

A nível nacional, retornam jargões à pauta: “Aí já é vandalismo”, “quebrar vidraça é se igualar a Bolsonaro”, “violência gera violência”. De um lado. Suspeitas de ação de P2 infiltrado. Pelego quem sabota ação direta de outro. E tantas tantas outras questões que parecem repetição de 2013 e de fato o que avançamos?

(E ainda tem quem dê como superado o debate sobre as manifestações daquele ano e o após) 

O que avançamos de não deixar as movimentações de rua serem cooptadas? Nem pela Globo, nem pela direita ou nem só pelo uma lógica eleitoreira?
O que avançamos no entendimento das profundezas do colonialismo nas nossas disputas?
Caindo Bolsonaro hoje à noite (e ele deve cair), certamente para muita gente, amanhã a luta segue. E para você, o que te move? 

O que a gente tem feito, de fato, além de comprar bandeiras? 

De que forma avançaremos coletivamente em superar suicídios, o crime, a desilusão, a fome, o colonialismo, o neoliberalismo, a venda de nossas nascentes, o sucateamento do SUS, a venda dos territórios, a destruição das florestas? 

É preciso tirarmos o Bolsonaro e sua laia imediatamente. Qual, de fato, nosso comprometimento com isso e o depois? 

Perguntas todas que faço, mas me acompanham. 

Aqui digo, já disse, mas sempre o sopro intuitivo do silêncio, na busca do profundo e da prática.

Registros como este só são possíveis com o seu apoio.
Além do tempo investido no trabalho (fotografia, edição, divulgação), é preciso bancar a manutenção dos equipamentos e também uma vida digna ao profissional.
Considere contribuir com cinco, dez reais, com o que puder.
Comente que te envio a Chave PIX ou assine o financiamento contínuo:
https://www.catarse.me/derivajornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *