Prefeitura de Porto Alegre e Zaffari promovem esbulho possessório contra Quilombo Kédi (13-11-2023)

Prefeitura de Porto Alegre e Zaffari promovem esbulho possessório contra Quilombo Kédi (13-11-2023)

Começo da tarde de segunda (13). Quilombo Kédi, ao lado do Country Club de Porto Alegre.

Na primeira foto, de terno, Nelson Morisco, da Procuradoria Geral da Prefeitura de Porto Alegre. É com ele que o agente do INCRA, Sebastião Henrique, negocia que as retroescavadeira parem de destruir casas no Quilombo.

Impressionante, é o mesmo homem que operacionalizou a ação ilegal contra a Ocupação Jiboia há alguns dias atrás.

Nelson aparentemente é um dos testas de ferro do Prefeito Sebastião Melo na operação de ataque a territórios em prol das mega construtoras – principais doadoras na campanha. Desta vez, o procurador agia em conluio com Country Club Empreendimentos Imobiliários LTDA, CFL incorporada, Companhia Zaffari. Empresas proprietárias das áreas vizinhas ao Quilombo ou com interesse declarado na remoção das famílias da Kédi.

Nesta manhã, uma empresa terceirizada destruiu três casas de pessoas que negociaram individualmente sua saída do local. Uma tentativa de esbulho possessório. De tomar parte do território. Esta ação foi orientada, segundo denúncias da comunidade e da Frente Quilombola, por um homem (terceira foto) que não se identifica, mas circula pela comunidade negociando, ameaçando, aliciando. Suspeita-se que seja policial. O tal jagunço, capitão-do-mato.

A comunidade, mobilizada desde o amanhecer, conseguiu, com apoio de advogados, Fente Quilombola, de agentes do INCRA, apoiadores, interromper a ação das máquinas, exigir a reconstrução do muro. Nelson Morisco se comprometeu com o agente do INCRA a interromper as intervenções na comunidade até se reunirem com a Fundação Palmares e INCRA. Nos vídeos (veja no link), Sebastião Henrique explica o acordo e o advogado Onir Araujo fala sobre a ilegalidade da ação e o vínculo da Prefeitura com as violações.

A Polícia Federal se fez presente e será aberto um inquérito policial para investigar os crimes cometidos neste esbulho.

A comunidade segue atenta, em vigília, com a orientação de não permitir que mais casas sejam destruídas.

Toda solidariedade ao Quilombo Kédi.

📸🗒️ Alass Derivas | @derivajornalismo
13 de novembro de 2023
Porto Alegre

Compartilhe do Instagram:
https://www.instagram.com/p/CzmkeI8u0jO/

Apoie o Deriva Jornalismo. Esta cobertura foi feita de forma autônoma. A valorização é direta de quem lê e incentiva o trabalho. Assine o apoio mensal:
http://apoia.se/derivajornalismo
Ou p y x:
alassderivas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *