Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência em prol do Zaffari (07-12-23)

Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência em prol do Zaffari (07-12-23)

A Frente Quilombola, representantes do Quilombo Kédi e apoiadores se reuniram na Defensoria Pública do Estado do RS na manhã desta quinta (7), em Porto Alegre, e formalizaram uma denúncia junto à corregedoria do órgão.

A ação pede a investigação de conduta de Defensor (a) Público (a) e de suposto uso das estruturas da Defensoria para negociações de venda de casas e transferência de posse de terrenos, o que beneficia o Grupo Zaffari (interessado na área e que está pagando pelas casas) e ataca diretamente a luta do Quilombo Kédi pelo reconhecimento e titulação. A denúncia está sendo analisada e uma sindicância pode ser aberta.

Na manhã da segunda (13 de nov), uma empresa terceirizada contrata pelo Zaffari demoliu duas casas e meia no Quilombo. A ação se deu após assinatura do contrato de venda entre moradores e Zaffari dias antes, supostamente mediado pela Defensoria, como indica a denúncia.

A comunidade se mobilizou e conseguiu impedir a sequência da demolição.

Desde então, Quilombo Kédi segue em vigília.

Uma liminar judicial publicada dia 27 proíbe atos coercitivos contra a comunidade e demolição de edificação na área do quilombo.

No entanto, as negociações individuais seguem, com
cooptações, divisão e assédio por parte do Zaffari em conluio com a Prefeitura de Porto Alegre, também envolvida no caso.

O clima é tenso.
Lideranças e apoiadores reconhecem que correm risco de vida.

Para o advogado Onir Araujo, da Frente Quilombola, estão em disputa projetos de cidades. “Se a Kédi perde, todos nós vamos perder. Especialmente as gerações mais novas. É um apartheid que está acontecendo. Para todo lado é obra da Melnick, Cyrela, Maiojama. Retomada Gãh Ré (Morro Santana), Retomada Yjerê (Belém Velho), Quilombo Lemos são focos de resistência e estão passando por ataques muito parecidos. É preciso mobilização”.

Nesta sexta (8), às 17h, acontece uma plenária no Quilombo Kédi.

A última imagem, meramente ilustrativa ou não, expõe a promoção de natal do Shopping Bourbon (Grupo Zaffari). O maior prêmio é um apartamento da Melnick Evens. Em quais dos terrenos usurpados pela cidade será ofertado o AP?

📸🗒️ Alass Derivas | @derivajornalismo
Porto Alegre
7 de dezembro de 2023

Compartilhe do Instagram:
https://www.instagram.com/p/C0kR3kmuOCM/

Apoie o Deriva Jornalismo. Esta cobertura foi feita de forma autônoma. A valorização é direta de quem lê e incentiva o trabalho. Assine o apoio mensal:
http://apoia.se/derivajornalismo
Ou p y x:
alassderivas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *