Resistência quilombola na enchente em Porto Alegre
Por
PorAlass Derivas15 de maio, 202411810 min. de leitura

Resistência quilombola na enchente em Porto Alegre

texto e fotos por Alass Derivas | Deriva Jornalismo para Agência Pública A Zona Norte de Porto Alegre é uma das regiões que mais sofreu com a enchente histórica que alaga parte da cidade desde o começo de maio. Nos últimos dias, a água chegou a baixar, no entanto, com a volta da chuvas fortes no estado desde sexta-feira (10), não há previsão exata de quando muitas pessoas poderão voltar às suas casas, mesmo que para avaliar os danos. Dentro do Bairro Sarandi, está a Comunidade Sete de Setembro e a Vila Respeito, que teve boa parte das suas ruas alagadas, com diversas casas ficando submersas. O Quilombo dos Machado, um dos 11 quilombos urbanos de Porto Alegre, constituído por 263 famílias, possui casas distribuídas nestas duas comunidades. Segundo Rogério Machado, o Jamaica, liderança do Quilombo, 40% das famílias tiveram…

Cenas de um colapso
Por
PorAlass Derivas8 de maio, 20241064 min. de leitura

Cenas de um colapso

Para onde vão os refugiados climáticos do Rio Grande do Sul? Por Alass Derivas, publicado originalmente no The Intercept Brasil Depois das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, na semana passada, Porto Alegre começou a receber desabrigados dos municípios atingidos – alguns completamente submersos, como Eldorado do Sul. Nos dias seguintes, a própria capital foi inundada. Segundo números da Defesa Civil, divulgados na manhã desta quarta-feira, 8, 95 mortes foram confirmadas, e há 128 pessoas desaparecidas. Mais de158 mil gaúchos precisaram deixar suas casas por causa das enchentes que assolam o estado. Nove mil só na capital, Porto Alegre. Mais de 66 mil pessoas estão em abrigos espalhados pelos 414 municípios afetados – mais de dois terços do estado. São os chamados refugiados climáticos: pessoas submetidas a um deslocamento forçado por conta de um evento climático extremo que coloca…

Abaixo à Ditadura (31-03-2024)
Por
PorAlass Derivas31 de março, 20241533 min. de leitura

Abaixo à Ditadura (31-03-2024)

Não esqueceremos e não perdoamos! Na manhã deste domingo (31), aconteceu, em Porto Alegre, uma manifestação por memória, justiça e verdade, pedindo o fim dos 60 anos de impunidade que vivemos neste país referente aos golpistas e torturadores que executaram a Ditadura Civil-empresarial-militar de 1964 a 1985. O ato aconteceu em frente ao Monumento aos mortos e desaparecidos políticos da ditadura civil-militar, no começo da Avenida Ipiranga, junto ao rio Guaíba, e reuniu familiares de vítimas da Ditadura, militantes de movimentos sociais e pessoas comprometidas com Comissão da Verdade. Nas falas, além da memória presente, com poesia e histórias de quem lutou e morreu no período, o destaque para o descaso da gestão municipal com a manutenção do monumento: uma simbologia de como o Estado governa nossa memória de luta. Também a importante reflexão, trazida especialmente por Onir Araujo, da…

Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência que favorece Zaffari (07-12-23)
Por
PorAlass Derivas8 de dezembro, 20231873 min. de leitura

Quilombo Kédi: Defensoria Pública é denunciada por interferência que favorece Zaffari (07-12-23)

A Frente Quilombola, representantes do Quilombo Kédi e apoiadores se reuniram na Defensoria Pública do Estado do RS na manhã desta quinta (7), em Porto Alegre, e formalizaram uma denúncia junto à corregedoria do órgão. A ação pede a investigação de conduta de Defensor (a) Público (a) e de suposto uso das estruturas da Defensoria para negociações de venda de casas e transferência de posse de terrenos, o que beneficia o Grupo Zaffari (interessado na área e que está pagando pelas casas) e ataca diretamente a luta do Quilombo Kédi pelo reconhecimento e titulação. A denúncia está sendo analisada e uma sindicância pode ser aberta. Na manhã da segunda (13 de nov), uma empresa terceirizada contrata pelo Zaffari demoliu duas casas e meia no Quilombo. A ação se deu após assinatura do contrato de venda entre moradores e Zaffari dias…

Prefeitura de Porto Alegre promove esbulho possessório contra Quilombo Kédi e favorece Zaffari (13-11-2023)
Por
PorAlass Derivas13 de novembro, 20232043 min. de leitura

Prefeitura de Porto Alegre promove esbulho possessório contra Quilombo Kédi e favorece Zaffari (13-11-2023)

Começo da tarde de segunda (13). Quilombo Kédi, ao lado do Country Club de Porto Alegre. Na primeira foto, de terno, Nelson Morisco, da Procuradoria Geral da Prefeitura de Porto Alegre. É com ele que o agente do INCRA, Sebastião Henrique, negocia que as retroescavadeira parem de destruir casas no Quilombo. Impressionante, é o mesmo homem que operacionalizou a ação ilegal contra a Ocupação Jiboia há alguns dias atrás. Nelson aparentemente é um dos testas de ferro do Prefeito Sebastião Melo na operação de ataque a territórios em prol das mega construtoras – principais doadoras na campanha. Desta vez, as ações do procurador favoreciam Country Club Empreendimentos Imobiliários LTDA, CFL incorporada, Companhia Zaffari. Empresas proprietárias das áreas vizinhas ao Quilombo ou com interesse declarado na remoção das famílias da Kédi. Nesta manhã, uma empresa terceirizada destruiu três casas de pessoas…